Orixás

CRENÇAS

Quando os Africanos chegaram ao Brasil,acorrentados nos porões dos navios negreiros,
não traziam consigo roupas ou bagagens.Mas tinham consigo algo mais valioso do que qualquer bem material,e que não podia ser roubado: sua cultura,sua fé,sua religião,suas crenças e suas tradições.
Assim,mesmo submetidos à chibata dos senhores brancos,os negros nunca se esqueçeram da beleza e da exuberância dos seus canto,da suas danças,da graça e do poder dos seus orixás.
Como eles teriam sobrevivido aos horrores da escravidão se não pudessem contar com a proteção de seus orixás ? Decerto mamãe Oxum amparou muita escrava na hora do parto, e o bondoso Oxalá concedeu paz e força áqueles que tiveram de se curvar á mão pesada dos feitores.

Mas, se em seus corações os negros permaneciam fiéis ás suas raízes e aos deuses ancestrais, no dia-a-dia eram obrigados a professar a fé dos seus senhores.Forçados a assistirem a missas, os escravos passaram a associar os santos católicos aos orixás que conheciam. E foi desse sincretismo que nasceram as religiões afro-brasileiras , cujas principais vertentes são a umbanda e o candomblé.

 

 

Anúncios

Sobre Carolina Felicio

É criadora e autora do blog Você Acredita em Que? desde 2009 e do Planeta Cor de Rosa há alguns meses e tornou essa a sua paixão na internet. Apaixonada por escrever, ler, redes sociais, Melissa , maquiagem, esmaltes e coisas sobrenaturais (apesar de não confessar o pavor que tem dessas coisas) adora ler a respeito e a noite quando ninguém está olhando torce para que nada de estranho te aconteça.
Esse post foi publicado em Crenças, Curiosidades, Diversidade Cultural e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Orixás

  1. maria vieira dos santos disse:

    gostaria muito de poder pedir uma consulta sobre toda minha vida com uma delas,eu acredito que algo deve estar sim errado em minha vida a muitos anos,queria ter o endereço de rosa maria ou de carolina felicio para poder mandar fazer uma mapa da minha vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s